quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O Rock Não Acabou - Guerra do Vietnã -

Guerra do Vietnã: 


Introdução 
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

Contexto Histórico 
O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista. 

Causas da Guerra 
A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. 
Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.

Intervenção militar dos Estados Unidos 
Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. 


Invasão norte-vietnamita 
No final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.

Protestos e o fim da guerra 
Entre o fim dos anos 1960 e inicio 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra. 

Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.





Resultados da Guerra 
O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.

O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.


Os principais Roqueiros que foram importantes para os protestos contra a guerra:

Bob Dylan
O lendário arauto da música folk dos anos sessenta foi, ao lado da companheira Joan Baez (sua namorada durante um bom tempo), um dos principais porta-vozes musicais dos movimentos pacifistas e anti-bomba daqueles anos conturbados. A partir de 1963, visto como um “guru” dos novos tempos por vários setores da sociedade americana, - ele só estava antecipando o movimento hippie ao abordar a temática beatnik dos anos 30 - Dylan escreveu alguns dos mais pungentes hinos anti-belicistas, ainda entoados até hoje quando o assunto é “manifesto”: “Blowin’ in the Wind”, “Masters of War”, além de uma das mais ácidas críticas feitas ao militarismo ianque, na canção “With God on Our Side”.

Country Joe & the Fish
Vietnam começava a rolar, e tornou-se um dos principais focos de crítica do grupo, além dos modos caretas de vida da sociedade norte-americana da época. Pois nesse ano já uma aclamada apresentação da banda no Fillmore de San Francisco - a capital dos hippies, que acolheria Country Joe de braços abertos - leva os garotos a gravarem o seu primeiro álbum, a obra-prima Electric Music for Mind and Body, que sai em 1967. E aí o mundo pop nunca mais seria o mesmo.  Mandam a Guerra do Vietnam e os governantes babacas responsáveis por ela irem se foder!

Jimi Hendrix
Maior símbolo Rock de protesto contra a guerra foi uma música tocada toda distorcida, e sem letra, que não é cantada. E pior: remete ao próprio hino nacional norte-americano. É um dos maiores fatos históricos do rock o de que o guitarrista Jimi Hendrix após a ruptura de seu grupo Experience e com sérios problemas de organização e de horários em sua carreira quando foi convocado para tocar em Woodstock, subiu ao palco na manhã do último dia do festival e, entre tiros de metralhadoras, rugidos de helicópteros e bombas abissais simulados por amps e pedais, tenha reinventado, no meio daqueles escombros sonoros urdidos pela sua Fender Stratocaster branca enlouquecida, o próprio hino americano, “Star Spangled Banner”. Era uma das mais simples e diretas manifestações musicais contra o conflito já ouvidas, e tão impactante e complexa em sua evolução quanto nenhuma outra. Woodstock ficou perplexo, e Jimi, quando tudo apostava contra, fez um dos melhores shows de sua curta mas impressionante carreira.

Black Sabbath
War Pigs, crítica diretíssima ao Vietnam. Referência a isso na capa, trazendo um soldado lunático pulando com uma espada, e que pode ser comparado a um dos porcos da letra da música. , “Was Pigs” se tornou um dos maiores hinos do rock pauleira de todos os tempos, e só garante a longevidade destes mestres heavy que, ao deixarem um pouco de lado a temática de terror e magia negra que os envolvia e encruzarem de leve no território da crítica política, compuseram um de seus maiores clássicos.

Originalmente a canção chamava-se Walpurgis em referência à Noite de Santa Valburga (ou Noite das Bruxas), tendo seu título sido mudado mais tarde.
Influenciando bandas como Metallica, Sepultura, Slayer, Iron Maiden e etc...

Outras bandas e cantores que falaram e foram importantes nos protestos contra a guerra:
Peter Seeger
Buffalo Springfield
The Doors
MC5
John Lennon



Fontes:
http://www.suapesquisa.com/
http://whiplash.net/
http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/13/cultura/1389636706_945278.html


Pesquisado e Escrito por Jonas Pajeh, pré-Roteiro do Rock Não Acabou #32.3 - Guerra do Vietnã -










Veja mais no Canal Last Rock:


Nenhum comentário:

Postar um comentário